Centro de Otorrinolaringologia, Alergologia e Medicina do Sono

Perda Auditiva

Data

Em todo o mundo, em torno de 8% da população apresenta perda de audição. Nos EUA, em torno de 10% da população apresenta algum grau de perda auditiva.

Segundo censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

(IBGE), cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem perda auditiva ou deficiencia

auditiva, o quê representa 5,1% da população brasileira. Deste total, cerca de 2 milhões possuem uma perda auditiva severa (1,7 milhões têm grande dificuldade para ouvir e 344,2 mil são totalmente surdos), e 7,5 milhões apresentam algum grau de dificuldade auditiva.

As perdas auditivas têm inúmeras causas, e sua classificação depende do envolvimento ou acometimento de determinadas partes ou componentes da via auditiva.

As perdas auditivas sao classificadas em:

  • condutivas: ocorre quando ha algum impedimento na conducao do estimulo sonoro ate o ouvido interno, isto e, problemas que envolvam o ouvido externo e ouvido medio (canal auditivo externo, membrana timpanica e a cavidade do timpano com os seus ossiculos, os menores ossos do corpo humano). As principais causas sao: acumulo de cera (cerume) ou presenca de corpos estranhos, infeccoes do ouvido medio (membrana timpanica e cavidade do timpano) e perfuracao da membrana timpanica, seja por trauma ou em decorrencia de infeccoes.
  • sensorioneurais: ocorre quando o estimulo sonoro chega ate o ouvido interno (coclea), porem ele nao eh transformado em impulsos nervosos (perda sensorial), ou quando transformado em impulsos nervosos, estes nao sao conduzidos ate o cerebro (perda neural). A distincao entre as perdas sensoriais e neurais eh de extrema importancia, pois as perdas sensoriais podem ser reversiveis e tratadas, enquanto que as perdas neurais podem envolver problemas mais serios como tumores cerebrais, neurites e uma condicao chamada de neuropatia auditiva, onde ha a conducao do estimulo nervoso pelo nervo, mas o cerebro recebe esse estimulo de forma desordenada ou desorganizada. Dentre as causas das perdas sensoriais, temos a exposicao a ruidos, envelhecimento (presbiacusia), doencas cardiovasculares, metabolicas e doencas auto-imunes.
  • mistas: envolve ambas as perdas, consutiva e sensorioneural. Podem ser causadas por infeccoes cronicas do ouvido, tumores do ouvido, traumatismos cranio-encefalicos que envolvem a regiao do ouvido (lesoes graves de cabeca na regiao temporal) e disturbios ou malformacoes geneticas.

Mais
artigos